Maracanã

Blog sobre o Maracanã, Estádio Mário Filho, que acompanha o passo a passo das obras para a Copa do Mundo 2014 e outras atividades, sob o olhar do torcedor

Maracanã - Blog sobre o Maracanã, Estádio Mário Filho, que acompanha o passo a passo das obras para a Copa do Mundo 2014 e outras atividades, sob o olhar do torcedor

Curiosidades

Você sabe qual foi o maior público do Maracanã? Quem marcou o primeiro gol? E qual o jogador mais mais entrou em campo? O que significa a palavra Maracanã? Muita coisa existe por trás do gigante do futebol brasileiro. Quanto mais procuramos fatos diferentes mais curiosidades encontramos e você pode nos ajudar a montar esse quadro de curiosidades. Acrescente um comentário, incluindo seu nome completo, e participe.

  • Apesar de ter comportado 205 mil pessoas, durante a Copa do Mundo de 1950, atualmente cabe pouco mais de 120 mil pessoas, sendo que a capacidade divulgada é de 87.101 lugares (todos sentados), por motivo de segurança. O Maracanã é o 9º maior estádio do mundo e o 2º maior das Américas. Fonte: Site World Stadiums
  • O primeiro gol no Maracanã aconteceu em um amistoso em 16 de junho de 1950 e marcado pelo jogado Didi (Waldir Pereira). O jogo foi entre as equipes de Rio e São Paulo. Os paulistas venceram por 3 a 1, mas o primeiro gol foi do time carioca.
  • Por que o nome Maracanã? A palavra “maracanã”, em tupi, significa “maracá” (chocalho) e “nã” (semelhante).  O termo designa um som emitido por um pássaro da família Psittacidae, conhecido como “maracanã”, presente em várias regiões do Brasil. À família pertencem espécies como o papagaio, a jandaia e a arara. Antes da construção do estádio, havia no local uma grande quantidade das aves.
  • Mané Garrincha despediu-se do futebol no Maracanã no dia 19 de dezembro de 1973. O jogo era um amistoso entre uma seleção de brasileiros e outra de estrangeiros convidados para a festa. Na partida, o Brasil venceu por 2 a 1, de virada.
  • O maior artilheiro do Maracanã foi Zico, eterno ídolo Rubro-Negro. O galinho marcou 333 gols em 435 jogos
  • Além de partidas de futebol, o estádio ja foi palco para diversos shows de artistas consagrados. Nomes como Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Backstreet Boys, Sting, Geroge Michael e Ivete Sangalo ja se apresentaram no Maracanã.
  • Em 2000, ano que o Maracanã completou 50 anos, foi inaugurada a calçada da fama, onde grandes craques que fizeram a história no esporte deixaram sua marca.
  • A primeira manifestação de publicidade no estádio aconteceu na partida amistosa entre Rio e São Paulo. Três homens carregavam um imenso tripé, anunciando as vantagens da pomada Minâncora e do biotônico Fontoura.
  • Na noite de véspera de inauguração do Maracanã, 16 junho de 1950, o gramado sofreu seu primeiro teste:  uma pelada entre os engenheiros e os operários que trabalharam na construção. Por mais amistosa que tenha sido, foi a primeira partida do estádio, embora não se saiba o placar.
  • Alguns dados curiosos sobre o material usado na construção do Maracanã: Foram gastos 7 milhões 730 mil horas de trabalho ininterruptos; se empilhados, os sacos de cimento formariam 78 colunas da altura do Corcovado ou duas vezes a altura do Pão de Açúcar; o concreto daria para levantar edifícios de dez andares em ambos os lados e em toda a extensão da Av. Rio Branco, no Centro do Rio; com a madeira se construiria três tablados das dimensões da Av. Presidente Vargas; com a areia, a mesma avenida seria coberta com uma camada de 25 cm.
  • lysangela Cristiane de Oliveira says:

    Olá…Estou procurando meu Tio Desaparecido, Noel Ernesto de Souza, estatura mediana, moreno, 50 anos, da cidade de São Lourenço Minas Gerais. A ultima noticia que tivemos é que ele estaria ai no Rio de Janeiro nas Obras do maracanã! Estamos a procura de quem é responsavel pela contratação de pedreiros ou serventes, que tenham a relação dos funcionários!Desde já agradeço e Deus te abençoe!!!
    Lysangela

    09/05/2012 at 1:09 pm
  • Francisco Porto says:

    No dia 20/04/2013 foi realizado o teste de vídeo, som e iluminação divulgada a imprensa. Me chamou atenção a música que compôs o vídeo que testou o telão do estádio. Podem informar nome da música e/ou conjunto?
    Cordialmente,

    23/04/2013 at 3:58 pm
  • Andre Luiz Castro says:

    Boa noite. Sou vizinho do Maracanã e gostei das músicas que tocam no teste de som. Gostaria de saber o nome das mesmas.
    Aproveito para parabenizar pela qualidade do som.
    Desde já agradeço

    Andre

    24/04/2013 at 4:04 pm
  • admin says:

    Oi André, na verdade, não sabemos e não somos um espaço oficial do consórcio do Maracanã. Somos um veículo independente. Abs, Cris Dissat

    24/04/2013 at 7:01 pm
  • ana elizabeth says:

    estarei no RJ de 03 a 10 de outubro e quero visitar o maracanã… não compreendi a regra dos calçados: diz p usar só sapato fechado, não usar tenis, sapatilha, sandália… que calçado é esse especificamente então q não pode ser tênis nem sapatilha? sim, e como é a compra de ingressos p visitação? obrigada!

    04/09/2013 at 1:04 pm
  • Arnaldo Siqueira says:

    No dia 20/04/2013 foi realizado o teste de vídeo, som e iluminação divulgada a imprensa. Me chamou atenção a música que compôs o vídeo que testou o telão do estádio. Podem informar nome da música e/ou conjunto?
    Cordialmente,

    05/10/2013 at 6:46 am
  • Arnaldo Siqueira says:

    Gostaria de saber o nome da música e/ou conjunto que foi usado como teste nos telões de vídeo, som e iluminação do maracanã no dia 20/04/2013.
    obrigado.

    05/10/2013 at 6:52 am
  • Gustavo dos Anjos Costa says:

    Boa noite, gostaria de saber como alugar o maracanã e quanto custa?
    Obs. verificar disponibilidade para o mês de dezembro ou janeiro.
    Grato!

    29/10/2013 at 12:54 pm
  • Silvana says:

    Gostaria ,de informação deste ingessos para visitante que custa 100,00 quem tem direito de comprar,tire minhas duvids,Grata Silvana Medrado

    19/11/2013 at 5:31 am
  • admin says:

    Silvana, isso depende de que jogo você está falando. Abs, Cris Dissat

    23/11/2013 at 7:19 am

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*