No sábado, 16 de junho,  ele esteve meio de folga, assistindo bem de longe a bola rolando na Copa da Rússia 2018. Mas não podíamos deixar passar em branco essa data, nem pensar.

Durante todo o dia, jogos da Copa do Mundo foram exibidos no Tour Maracanã, que continua com 50% de desconto para cariocas e moradores do Rio. Basta apresentar identidade e comprovante de residência.

Ao longo desse tempo, o Maracanã passou por bons e maus momentos. Continua sendo nosso grande amigo, mas anda precisando de cuidados e atenção. Desde sua inauguração, o Maracanã recebeu muita coisa além dos jogos e grandes finais.

Artistas nacionais e mundiais já passaram pelo estádio em shows e visitas históricas, como Paul McCartney, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Madonna, Frank Sinatra, Kiss, Sting, Tina Turner, Rolling Stones, The Police, Rainha Elizabeth II e o Papa João Paulo II. Destes não estivemos em poucos, como os Rooling Stones (mais recente). Dos shows, o que mais gostei foi Paul McCartney. Tivemos Rock in Rio e acompanhamos todas as etapas da obra, que transformaria o estádio para sempre.

E enquanto todo mundo reclama do 7×1, minha mãe (já falecida) não via problemas porque ela estava no Maracanã na final da Copa de 50. Finalmente iam esquecer daquele dia. Ela resolveu desafiar meu pai, pois tinha dito a ela para não ir. Depois disso nunca mais foi a um jogo da Seleção no Maracanã. Voltou em outro momento a convite da Ambev. As mulheres dessa família são meio rebeldes, mesmo.

O estádio sempre foi um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e a área de visitação passou por várias etapas, inclusive tendo um espaço para que os turistas acompanhassem a obra. Uma das maiores preocupações foi saber onde estavam todas as peças da Calçada da Fama, que retornou esse ano no dia 1 de fevereiro. Tivemos peças roubadas e o estádio atualmente precisa de atenção e cuidado. Não se sabe exatamente sobre o futuro depois das eleições, mas estamos sempre de olho.

Em 2018, Maracanã já contabiliza 23 jogos com a presença de 650 mil torcedores e outros 150 mil visitantes do Tour, de eventos musicais e corporativos, totalizando 800 mil pessoas. No ano passado, foi o estádio que mais recebeu partidas no país totalizando 43 jogos.

Alguns dos muitos momentos que acompanhamos. Alguns bons e outros nem tanto.

Link do texto original no Blog Fim de Jogo.