No período dos Jogos Olímpicos, o trânsito no Rio de Janeiro sofrerá algumas alterações. As informações ainda estão um pouco confusas para os moradores. Por isso, o Blog Fim de Jogo esteve no Centro de Operações Rio para entrevistar o diretor de operações da CETRio, Joaquim Diniz, buscamos esclarecer como serão essas mudanças durante o evento. Confira a matéria abaixo.

Você já deve ter acompanhado uma série de matérias sobre como ficará o trânsito no período das Olimpíadas. Mas, já decorou? Sabe exatamente o que vai acontecer? Difícil assimilar tanta informação de uma vez só. Entendemos bem porque é complicado para todos. Resolvemos tentar simplificar um pouco, falando uma coisa por vez.

Para conseguir entender melhor e ajudar na divulgação de tantos detalhes, estivemos no Centro de Operações para uma entrevista com Joaquim Dinis, diretor de operações da CETRio. Essa aproximação com a CETRio aconteceu durante a Copa do Mundo e desde lá, temos trocado informações pelo Twitter para passar informes e problemas no entorno do Maracanã. Sempre ele tem nos atendido.

Vamos falar, primeiro, sobre dois momentos no dia 5 de agosto, dia da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas e os horários dos fechamentos.

Um dos dados que precisa ficar mais claro e foi dito durante o Encontro Nacional de Mídia, realizado pela Rio 2016, em agosto de 2015. Na Copa do Mundo, temos um Maracanã lotado com público e duas seleções disputando. Nas Olimpíadas será um Maracanã lotado e cerca de 11 mil atletas. Ficou mais fácil de entender a confusão que isso pode dar, não é. Serão cerca de 600 ônibus, para atletas, voluntários, autoridades, imprensa, funcionários, etc, todos indo em direção ao Maracanã. Já imaginaram isso?

Mas vamos entender uma parte do dia 5 de agosto. Haverá fechamento em dois momentos no entorno do Maracanã, sendo um de 6 às 12h e outro de 12h em diante.

Os fechamentos serão com bloqueio total, ou seja, não são cones que você desloca para o carro passar, por isso os moradores têm que fazer a rota definida. Deixa para mostrar a rota mais próxima da data para poderem decorar o caminho, mas evitem fazer qualquer programação diferente neste dia.

  • Atenção as faixas de trânsito:
  • Se tiver pintado Rio 2016 com linha contínua ou tracejada é proibida a circulação.
  • Se só tiver o logo da Rio 2016 você pode usar a faixa e não é sujeito à multa.
  • A eletiva e na faixa BRS já não é usado normalmente.
  • Rua Eurico Rabelo e as transversais – fechadas todos os dias com acesso apenas para moradores.

Matéria publicada no Blog Fim de Jogo.

imagem-maracanã-5-de-agosto-768x408 imagem-maracanã-5-de-agosto-apos-12h-768x448