Palco da final da Copa de 2014, o Maracanã, por recomendações da FIFA, está tendo que passar por uma série de modificações em sua estrutura. Foi necessária a demolição total da arquibancada inferior existente para a entrada de uma nova arquibancada, com maior inclinação e junção do anel superior com o inferior. Com essas mudanças, o torcedor deve ficar mais perto do campo e terá melhor visibilidade de qualquer lugar do estádio. Os assentos serão retráteis e haverá mais espaço entre as poltronas, proporcionando melhor circulação e conforto para o público.

Toda a cobertura de concreto do estádio será substituída por uma nova, feita de membrana tensionada, que cobrirá praticamente toda a arquibancada do estádio, sustentada por cabos de aço, com durabilidade de 50 anos. A cobertura captará a água da chuva para reuso na irrigação do campo. Uma passarela será instalada também para facilitar os serviços de manutenção, além da inclusão de 4 telões de 100m².

O novo Maracanã também terá novos acessos para o público. Vão ser construídas quatro novas rampas e as duas já existentes serão totalmente reformadas. Com a mudança, a previsão é de que seja possível evacuar todo o público do estádio em até oito minutos, além de adequação e construção de sanitários e lanchonetes, instalação de comunicação visual, estacionamentos e áreas de serviço.

Área de Jogadores e Oficiais

Localizada no subsolo, a área destinada aos jogadores e oficiais é considerada insuficiente em relação às dimensões exigidas pela FIFA, já que a localização destes espaços deve permitir uma circulação segura e exclusiva que vai desde a chegada e desembarque de jogadores e oficiais de jogo até as áreas internas do estádio. Dessa forma, a solução proposta foi a demolição do subsolo e a construção de instalações novas no nível 0,00 m do setor oeste. Além disso, os túneis laterais serão demolidos e o túnel central será ampliado e reformulado.

A FIFA exige ainda, para atender aos convidados VIPs FIFA, VVIPs e imprensa, a disposição de áreas com acessos e lounges exclusivos que ofereçam serviços diferenciados para este público, que deverá ficar localizado nos setores leste e oeste.

Para atender a esta exigência da FIFA, o Consórcio Maracanã Rio 2014 realiza as seguintes intervenções:

• Demolição dos camarotes da cota 23,00 m;

• Desmontagem da Tribuna de Imprensa;

•  Demolição e reconstrução da arquibancada superior;

• Construção dos novos camarotes no setores leste e oeste na cota 9,00 m (76 unidades) e no setor oeste na cota 12,50 m (34 unidades);

• Construção da nova Tribuna de Honra VVIP, no setor oeste na cota 12,50 m.

• Construção de  duas novas prumadas de circulação vertical entre as cotas  9,00 m e 12,50 m para o público VIP. Escadas rolantes e fixas no setor oeste.